quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cálculo Renal....

Oi gente... e ai, tudo bem com vcs?

Comigo tudo mais ou menos... fiz um tanto de planos pra essa semana, e adivinhem, não cumpri nenhum... mas não por culpa minha... e sim de umas pedras que resolveram aparecer no meu caminho... Na segunda de manha fui toda empolgada trabalhar, levei minha bolsa de ginastica, pra qdo saisse do trabalho ir direto malhar, pra nao ficar com preguiça mais tarde, levei meu lanchinho, tudo light... tudo organizado... e ai... qdo estou lá.. trabalhando.. passando o filme "Rio" pros meus alunos, começo a sentir uma dor, insurportável... nas costas, igualzinho ta na foto... fui na sala da diretoria e deitei no chão de tanta dor q tava sentindo... e ai, uma amiga me levou pro hospital, chegando la.. injeçaõ na veia... fiquei la até 13 horas... a dor passou...foi um alívio... ai vim pra casa, e qdo deu 18 horas, a dor novamente.... fortissima!!! Voltei pro hospital e saí de lá já era meia noite... com um tanto de remédio pra tomar, e encaminhamento pro urologista, dormi bem e tal.. e de manhã... lá pelas 8h, la vamos nós de novo pro hospital.. dor mais forte ainda, que a médica me deu até morfina... saí de la as 15h direto pro urologista, fiz ultrasson, raio x, exame de urina e nada de achar alguma coisa... ontem foi mais tranquilo, a dor foi leve... mas ainda sentia... hj fiz tomografia pra ver se encontravam as benditas pedrinhas.... e agora tenho que esperar até amanha o resultado da tomografia, pro medico decidir o que fazer, se opera, se faz tratamento com medicamentos.... ai ai.. so nao quero mais sentir estas dores.. é muito ruimmm.... dói muito... chorava de tanta dor.... mas ainda bem q o pior ja passou....

Pesquisei algumas coisas sobre o assunto e coloquei pra vcs...


CÓLICA RENAL
Sinônimos:
cólica uretral ou cólica nefrítica
O que é?
É uma dor aguda, intensa, oscilante (vai e vem) proveniente do aparelho urinário superior (rim). É uma das dores mais atrozes da medicina e geralmente causada por pedras (cálculos) no rim ou no ureter.

A pedra causa obstrução da urina que vem do rim, dilatando-o.

Essa dilatação renal é a fonte da dor. Existem outras causas de cólica renal, como coágulos, ligadura cirúrgica do ureter ou mesmo compressões extrínsecas do ureter por tumores.
É uma das urgências urológicas mais frequentes, atingindo homens e mulheres na proporção três para um respectivamente.

O que se sente?
A dor lombar é o sintoma principal, forte, em cólica com irradiação anterior para o abdômen e para baixo em direção ao testículo no homem ou para os grandes lábios na mulher. Se a obstrução for mais baixa em direção à bexiga pode haver dor abdominal e sintomas urinários (micções freqüentes, ardência para urinar).
Não há posição do corpo relacionada com a dor nem posição que a alivie. Geralmente o paciente está agitado. Náuseas e vômitos freqüentemente acompanham o quadro.

Como se faz o diagnóstico?
As queixas e sinais acima descritos junto com a percussão dolorosa do rim fazem suspeitar fortemente de cólica renal. A percussão renal é feita batendo-se com o punho fechado sobre as costas do paciente onde se localiza o rim.
Um exame físico completo é necessário a fim de se descartar outras patologias.
O exame qualitativo de urina (comum de urina) geralmente apresenta sangramento microscópico (hematúria microscópica), principalmente se houver pedra.
Exames de imagem são freqüentemente solicitados. Dentre eles, os mais comuns são as radiografias simples de abdômen, a urografia venosa (radiografia dos rins com a utilização de contrastes venosos) e a ecografia abdominal total. Em casos de mais difícil diagnóstico, a tomografia computadorizada (85% de sensibilidade), a ressonância nuclear magnética devem ser solicitadas.A ureteroscopia é um método cada vez mais frequente principalmente por permitir tratamento concomitante.
Geralmente o diagnóstico é obtido sem maiores dificuldades. Entretanto, algumas situações podem confundir o dignóstico principalmente quando há náuseas e vômitos: apendicite, constipação, colecistite, diverticulite, gastrites agudas, pancreatite, aneurisma e dissecção da aorta, tumores, etc.

Como se trata?
De imediato, a dor deve ser tratada com analgésicos, anti-espasmódicos e anti-inflamatórios dados por via oral, intramuscular ou endovenosa conforme a gravidade do caso.

O paciente pode ser tratado em casa. Caso o seu quadro seja mais grave ou a dor não ceda com medicação rotineira, uma internação hospitalar está indicada para aplicação de medicações mais potentes como os analgésicos opióides.

Náuseas e vômitos deverão ser tratados concomitantemente.
Após o controle da dor, deve-se combater a causa da obstrução, por exemplo, fazendo a retirada da pedra. A desobstrução pode ser feita temporariamente através de tubos especiais chamados de cateteres.

Um desses freqüentemente usado é o cateter duplo-J com extremidades torcidas de maneira que, quando colocados dentro do aparelho urinário, não se desloquem.

Em muitos casos de pedra, estas são eliminadas espontaneamente com alívio imediato da dor.
Uma vez resolvido o problema (cálculo eliminado ou removido), deve-se solicitar ao pacientes exames a fim de se diagnosticar a causa do cálculo (estudo metabólico).

Dosagens na urina e sangue das seguintes substânciais: cálcio, fosforo, acido úrico, creatinina, citrato, magnésio, sódio, fosfatase alcalina



Uma coisa muito importante para se evitar os cálculos renais, é tomar bastante líquido.. principalmente agora no frio, como não ta calor, esquecemos de tomar água...


Então gente, bora beber muita água!!!!!


Beijosss .....



7 comentários:

  1. nossa cálculo renal doi pra caramba menina, minha mãe seguido tinha, hj ela não teve mais graças a deus, mas é verdade tem q ter muita agua pra ajudar a não formar né

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga...
    Minha mãe já teve e foi horrivel tbm, ela rolava de dor.
    Eu nunca tive mas estou desconfiada que tem uma pedrinha querendo descer.
    Tenho tido infecções urinárias constantemente e a médica me disse que pode ser uma pedra que ainda não desceu...tenho até medo de pensar...
    Melhoras pra você viu...se cuida ai...
    E...dalhe água para mandar essa pedrinha embora

    Bjinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  3. vixi, deve doer demais mesmo... imagina se resolvem sair na marra, sozinhas, ador que deve ser... aff... melhoras viu? bjus!

    ResponderExcluir
  4. Senti sua falta no meu cantinho
    Melhoras minha Linda,Deus a abencoe!
    Vim te desejar uma semana perfeita
    com muita determinacão
    Bj no coracão
    Conte comigo Sempre

    ResponderExcluir
  5. Moça... boa sorte e que Deus te abençõe!

    Acabo de expelir uma pedrinha dessas (07/03/2012 0:43h).
    Pensei que fosse morrer de tanta dor. Foram 4 ataques, em 5 semanas. Rolava no chão de dor. Não comia nada. Passei de 72 para 65 kg.
    Moro no interior da Bahia. A falta de profissionais é gritante. Viseitei três clínicos e fiz exames de sangue e ultrassonografia... e nada!
    Passaram pensamentos monstruosos pela minha cabeça. Imagina pela dos outros (colegas, amigos familiares)?!
    E a pedrinha saiu! Ufa!

    ResponderExcluir
  6. Ah... esqueci de mencionar os gases e a impossibilidade de urinar ou defecar.
    Cheguei a marcar um gastro, pensando que fosse problema intestinal. E tomei remédios, muitos.

    O último medicamento tomei hoje... uma água de coco gelada... até o fim.

    Salve a água! E também a de coco!!!

    ResponderExcluir
  7. Comecei a sentir esta dor no sabado,no domingo,hospital remedio na veia,casa.A noite a dor voltou,se voltar ao hospital vão me internar.Meu medico esta fora da cidade,estou em repouso.Quando levanto ou viro de uma posição para outra doi demaaaiiissss!posições como um dos joelhos apoiado em um travesseiro melhora muito.A dor irradia para a perna,so doi o lado esquerdo.E ai como saber se é renal ou lombar???Esta duvida esta me consumindoooo....

    ResponderExcluir

Oba!! Adoro qdo vc vem me visitar!!